Muitas pessoas pensam que os porquinhos da índia possuem apenas os 4 dentes da frente, que são vistos facilmente. Na verdade, porquinhos possuem
20 dentes:
Um par de incisivos superiores e inferiores;
Nenhum dente canino (há um espaço sem dentes);
Um par de pré-molares superiores e inferiores;
Três pares de molares superiores e inferiores.
Os dentes de um porquinho da índia crescem continuamente. Os incisivos são bem afiados. A cor dos dentes é branca. As bochechas dos porquinhos são "gordas", o que dificulta visualizar os dentes molares. Somente seu veterinário poderá fazer um exame minucioso dos dentes, com o uso de aparelhos especiais!
A saúde dos dentes é essencial para a saúde de seu porquinho da índia. Uma dieta nutritiva e adequada em vitamina C ajuda os dentes a crescer fortes. Diferentemente dos hamsters, todos os 20 dentes do porquinho da índia crescem sem parar a vida toda; no caso dos hamsters, apenas os incisivos crescem assim. Por isso para porquinhos da índia de nada adianta brinquedos de madeira e coisas do tipo. Em um porquinho da índia saudável, cortar, mastigar e triturar os alimentos (especialmente feno, capim e alimentos abrasivos) irão normalmente manter os dentes no tamanho próprio – um tamanho que varia um pouco de um porquinho da índia para outro. Procure fornecer ao seu porquinho da índia uma alimentação o mais próxima possível da natural: muito capim (ou feno de capim), algumas verduras, pouca ração.
Aparar os dentes não é necessário como rotina e pode interferir na habilidade de seu porquinho da índia para comer. Os principais problemas que podem ocorrer com os dentes de seu porquinho são:
- Prolongamento de raízes.
Existem também problemas genéticos, que incluem a falta de dentes, má oclusão e um dente extra.