Tipos de Forração
O que usar como forração do alojamento de seu porquinho da índia? Com certeza você procura um material que seja barato, que mantenha a saúde de seus porquinhos, que neutralize o cheiro da urina, que precise ser trocado poucas vezes, que cheire bem ou não tenha cheiro, que seja anti-alérgico, que não faça muita bagunça na hora de limpar, que seja acessível pra comprar... bem, não existe um material perfeito!
Existem diversas opções, desde produtos de papel ou madeira e até tecidos. Mas além de saber o que se pode usar, é muito importante saber o que nunca se deve usar! Vejamos alguns materiais mais comuns usados como forração, suas características, vantagens e desvantagens.
Sem dúvida, a melhor forração em custo/benefício. Nem todas as forrações são descartáveis! É visualmente muito bonito. O soft não absorve a urina, a deixa passar por ele, sendo absorvido pela camada de toalhas (ou outro material absorvente) abaixo dele. Não fica com cheiro forte rapidamente, como outras forrações.
Prós: O material é macio e deixa a urina escorrer por ele, mantendo-se sempre sequinho. Isso evita que o porquinho deite-se em cima de sua própria urina, por exemplo. É reutilizável e os porquinhos da índia gostam muito, como demonstram por "pipocar" e dormir sobre ele. A limpeza diária é simples, apenas recolher as fezes que ficam sobre ele; a limpeza completa é a cada 5 dias ou semanal, dependendo do espaço x número de porquinhos.
Contras: Áreas muito utilizadas precisam de cuidados diários. Feno e fezes precisam sem removidos (sacudidos ou varridos) antes de lavar o tecido.
É um granulado higiênico de madeira em forma de pellets. Existe no mercado produto direcionado a roedores, porém o mesmo produto para gatos serve ao propósito. Funciona por absorver a urina e se transformar em um pó. O uso é bastante interessante, especialmente para quem tem uma área de "banheirinho" no alojamento do porquinho.
Prós: Neutraliza o cheiro, é natural, biodegradável, atóxico e pode ser utilizado por outros animais.
Contras: Usar em todo o alojamento seria caro. Usa-lo em uma bandeja na área de "cozinha" ou "banheirinho" do alojamento é interessante e viável (Venho fazendo uso deste produto há algum tempo e gosto bastante)
É encontrada facilmente em pet-shops, às vezes prensada. Certifique-se de que a madeira seja atóxica.
Prós: É uma alternativa barata, com boa disponibilidade e um tanto eficaz.
Contras: Prende-se aos pêlos, não é um material tão macio quanto produtos de papel e pode desencadear problemas respiratórios. Fica com cheiro forte rapidamente.
ATENÇÃO: No caso de maravalha de pinheiro, se esta tiver cheiro forte ou cheiro de pinho, não deve ser utilizada. Certifique-se de que maravalha de pinheiro seja tratada ou a evite. NUNCA use maravalha de cedro, que contém óleo aromático que desencadeia sérios problemas respiratórios.
Jornais antigos são muitas vezes usados como forração.
Prós: É uma alternativa barata, com boa disponibilidade e é um tanto eficaz. Algumas pessoas fazem camadas de jornal no fundo do alojamento, usando em conjunto com outro tipo de forração.
Contras: Não é uma boa alternativa quando usado sozinho, pois não absorve muito bem a urina e precisa ser trocado frequentemente. Pode ser usado em conjunto com maravalha, soft, feno, ou em conjunto com uma caixa sanitária. Alguns porquinhos da índia ingerem grande quantidade de jornal, e neste caso não deve ser usado como forração, pois pode causar bloqueio intestinal. Além disso, algumas fontem indicam que a tinta do jornal é potencialmente tóxica se ingerida.
O feno não é uma boa forração quando usado sozinho, mas funciona bem quando usado junto a outros materiais absorventes, ou combinado com o uso de uma caixa sanitária. O feno por si próprio não é absorvente e precisa ser trocado diariamente.
Prós: É um produto natural, e barato quando comprado em fardo. Seu porquinho precisará de feno de qualquer forma, para o desgaste dentário, pois é a base da alimentação dele. Caso tenha disponível em sua região a compra de fardos de feno e seu cercado for grande, pode ser uma possibilidade usá-lo no piso do alojamento.
Contras: Mofa facilmente, não é absorvente, precisa ser trocado diariamente. Pode ser difícil de encontrar em algumas localidades, e normalmente não se encontra para venda em pequenas quantidades.
Como sabemos, o piso de grade não deve ser utilizado nos alojamentos, pois causa diversos problemas como pododermatite, quebra de unhas, torções e fraturas. Apesar disso, muitos donos seguem usando as grades alegando que estas permitem que o porquinho da índia não fique em contato com a urina e fezes. Estes pisos alternativos (como Pipi Dog) costumam ser de material plástico, e são encontrados em pet-shops como tapetes ou banheiros para cães.
Prós: Ajuda a manter o porquinho da índia seco, sem contato com a urina.
Contras: Custa caro, não é encontrado facilmente e dá mais trabalho na hora da limpeza. Para um cercadinho de tamanho adequado, seriam necessárias várias placas. Precisa ser utilizado junto a outro material absorvente por baixo do piso alternativo.
São granulados absorventes (como Pipi Pet). Seu uso deve ser evitado. Tem a tendência de embolorar, não controla odores, é ruim para os pés dos porquinhos da índia. Além disso, os porquinhos da índia podem ingerir os granulados, e estes se expandem quando molhados. Podem contribuir para problemas intestinais.
Como já informado acima, o cedro é uma madeira que contém óleo aromático, que libera fenóis. Estes desencadeiam sérios problemas respiratórios em porquinhos da índia e outros animais de pequeno porte.
O pó desencadeia problemas respiratórios.
É absorvente, porém costuma desencadear problemas respiratórios em porquinhos da índia. Em fêmeas, pode desencadear piometra (séria infecção uterina).