O feno de capim é muito importante na dieta dos porquinhos da índia. Ele provê a fibra necessária para o bom funcionamento do sistema digestivo dos porquinhos, que são estritamente herbívoros. Também mantem os dentes no tamanho correto.
Os dentes dos porquinhos crescem continuamente, e por isso precisam de constante atividade para evitar o supercrescimento. Como o feno de capim possui poucas proteínas e nutrientes, pode ser ingerido à vontade, não contribuindo para a obesidade. Também possui baixa quantidade de cálcio, e sua relação cálcio-fósforo é ideal, 1.5:1. Certifique-se de oferecer feno de capim à vontade, e terá um porquinho saudável e feliz.
Procure oferecer um feno de boa qualidade. Veja abaixo a comparação de um feno de boa qualidade (verde, cheiro forte) com um de má qualidade (marrom, seco, com muitos galhos). Clique na imagem para ver em tamanho maior.
A alfafa é uma leguminosa muito rica em proteína, cálcio e carboidratos. O feno de alfafa é indicado apenas para filhotes jovens, fêmeas gestantes e porquinhos doentes. Porquinhos com cálculos ou outros problemas urinários não devem receber fenos ricos em cálcio, como o feno de alfafa, que possui uma relação cálcio-fósforo extremamente alta, de 5.3:1, favorecendo a formação de cristais urinários e cálculos. Porquinhos adultos e saudáveis só devem receber feno de alfafa como petisco, em pequena quantidade, uma vez por semana ou menos.